Novo livro da Coleção Avaliação Psicológica, esta obra reúne destacados pesquisadores e professores brasileiros que abordam, em um texto didático e abrangente, os principais conceitos, questões, técnicas e ferramentas usadas no processo de avaliação da inteligência e da personalidade.
SUMÁRIO
PARTE 1 - Inteligência
Capítulo 1. Avaliação da inteligência: Uma introdução
Capítulo 2. Avaliação da inteligência no ciclo vital
Capítulo 3. O problema da dimensionalidade no estudo da inteligência e como resolvê-lo utilizando o Exploratory Graph Analysis (EGA)
Capítulo 4. Avaliação da inteligência: Aspectos não verbais
Capítulo 5. Escalas Wechsler na avaliação da inteligência
Capítulo 5.1. Escala Wechsler de Inteligência para Crianças (WISC) e Escala Wechsler de Inteligência para Adultos (WAIS)
Capítulo 5.2. Escala Wechsler Abreviada de Inteligência (WASI)
Capítulo 6. Outros modelos de avaliação de inteligência
Capítulo 6.1. Bateria de Provas de Raciocínio (BPR-5)
Capítulo 6.2. O Desenho da Figura Humana: Avaliação cognitiva e criativa infantil
Capítulo 6.3. Avaliação das habilidades cognitivas de crianças com o SON-R 2½-7[a]: Um teste não verbal de inteligência
Capítulo 7. Avaliação na deficiência intelectual
Capítulo 8. Explorando a relação entre inteligência e criatividade
Capítulo 9. Avaliação assistida da inteligência
Capítulo 10. Avaliação da inteligência em populações específicas
Capítulo 10.1. Transtorno do espectro autista: avaliação psicológica da inteligência e da personalidade
Capítulo 10.2. Inteligência e transtornos psiquiátricos
Capítulo 11. Estudo de caso: Contribuição da avaliação da inteligência em um quadro clínico heterogêneo
PARTE 2 - Personalidade
Capítulo 12. Avaliação da personalidade a partir de teorias fatoriais de personalidade
Capítulo 13. Avaliação objetiva da personalidade a partir de teorias psicodinâmicas
Capítulo 13.1. Modelos teórico-clínicos psicodinâmicos e o método Shedler-Westen Assessment Procedure (SWAP-200) de avaliação da personalidade
Capítulo 13.2. Avaliação da patologia da personalidade por meio do Inventário de Organização da Personalidade
Capítulo 14. O modelo híbrido de diagnóstico dos transtornos da personalidade no DSM-5
Capítulo 15. Sistemas classificatórios de avaliação da personalidade: CID, DSM e Escalas Semiestruturadas de Personalidade
Capítulo 16. Técnicas projetivas e expressivas para avaliação da personalidade
Capítulo 16.1. Método de Rorschach
Capítulo 16.1.1. O sistema compreensivo de Exner para avaliação pelo método de Rorschach
Capítulo 16.1.2. Avanços no Rorschach: Sistema de Avaliação por Performance
Capítulo 16.1.3. O método de Rorschach na perspectiva da Escola de Paris (escola francesa)
Capítulo 16.2. Atualizações sobre o Zulliger
Capítulo 16.3. Teste de Apercepção Temática (TAT) Abordagem da Escola de Paris
Capítulo 16.4. O Teste de Apercepção Infantil (CAT), de Leopold e Sonya Bellak
Capítulo 17. Outras técnicas
Capítulo 17.1. Teste dos Contos de Fadas (TCF)
Capítulo 17.2. Teste da Casa-árvore-pessoa (HTP) na Avaliação da Personalidade
Capítulo 17.3. O Teste das Pirâmides Coloridas de Pfister
Capítulo 17.4. Teste Palográfico
Capítulo 18. Integração entre Teoria, Pesquisa e Prática no Psicodiagnóstico da Personalidade: Relato de Caso
Organizador:
Claudio Simon Hutz, Psicólogo. Mestre e Ph.D. pela University of Iowa, Estados Unidos. Professor titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Ex-presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP) e do Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica (IBAP). Ex-diretor do Instituto de Psicologia e coordenador do Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFRGS. Coordenador do curso de Psicologia, do Laboratório de Mensuração e do Núcleo de Psicologia Positiva da UFRGS. Presidente da Associação Brasileira de Psicologia Positiva (ABP ). Pesquisador 1A do CNPq.
Denise Ruschel Bandeira, Psicóloga. Especialista em Diagnóstico Psicológico pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Mestre e Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora titular no Instituto de Psicologia da UFRGS. Coordenadora do Grupo de Estudo, Aplicação e Pesquisa em Avaliação Psicológica (GEAPAP) da UFRGS. Pesquisadora 1C do CNPq e membro do Comitê Assessor (Psicologia e Serviço Social) do CNPq.
Clarissa Marceli Trentini, Psicóloga. Especialista em Psicologia Clínica - Avaliação Psicológica - pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Doutora em Ciências Médicas - Psiquiatria - pela UFRGS. Professora associada nos cursos de Graduação e Pós-graduação em Psicologia da UFRGS. Coordenadora do Núcleo de Estudos em Avaliação Psicológica e Psicopatologia (NEAPP) da UFRGS. Pesquisadora 1D do CNPq.
INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Impresso
Formato: 17.5x25
Páginas: 508
ISBN: 9788582714874
Ano: 2018