Esta obra é fruto de uma análise sobre relatos em forma de depoimentos de pessoas jovens e adultas que possuem altas habilidades/superdotação. Nesta perspectiva, trata-se de um trabalho inédito, que procura recontar, sob a ótica dos entrevistados, momentos relacionados à descoberta do diagnóstico, o período de escolarização, as relações familiares, afetivas e sociais, bem como o entendimento deles sobre este fenômeno. Os relatos são apresentados e discutidos de modo a apresentar os referenciais teóricos a respeito do tema, permitindo ao leitor um conhecimento mais amplo, tendo em vista que ele não está centrado apenas no contexto da escola.
CONHEÇA O SUMÁRIO
1 Introdução
1.1 Adentrando o campo
1.2 Revisão bibliográfica
2 Método
2.1 A coleta de dados
2.2 Contextualização das entrevistas
3 As contribuições de Marion Milner
3.1 Dados biográficos
3.2 Bases teóricas
4 As configurações encontradas nas entrevistas
4.1 A descoberta
4.2 A escola
4.3 A família
4.4 Percepção de si em relação ao mundo
4.5 Relações interpessoais
4.6 A nomeação do fenômeno
4.7 Relação com o conhecimento formal
4.8 Estereótipo
4.9 O lugar no mundo
4.10 Uso da criatividade
5 Considerações finais
Referências
Obras consultadas
CONHEÇA A AUTORA
Denise Rocha Belfort Arantes-Brero
Doutora em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem, Mestre em Psicologia Clínica, Especialista em Psicologia Clínica e Hospitalar e em Educação Especial para Dotados e Talentosos. Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em psicologia hospitalar e psicologia educacional, principalmente educação especial. Coordenou o Núcleo de Atividades de Altas Habilidades vinculado ao Núcleo de Apoio Pedagógico Especializado – CAPE da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo (2005-2015). Implantou e Coordenou o Programa CAPE Regional (2013-2015). Docente de cursos de graduação e pós-graduação. Consultora Educacional. Participa do Grupo de Pesquisa “A inclusão da pessoa com deficiência, TGD/TEA ou superdotação e os contextos de aprendizagem e desenvolvimento”.
DADOS TÉCNICOS
ISBN: 9788536293820
Formato: 15x21 cm | 96 páginas | Peso: 142g.
Acabamento: Brochura