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Ingrid Finger, Ubiratã Kickhöfel Alves
Disponibilidade: Em Estoque
SINOPSE
Este livro tem como objetivo oportunizar aos leitores uma reflexão a respeito do desenvolvimento da leitura e da escrita pelas crianças, tanto em situações em que esse processo de alfabetização ocorre na língua materna quanto em contextos de escolarização bilíngue. Trata-se de uma proposta inovadora, que é fruto da preocupação dos autores com a formação de profissionais que possam atuar nesses contextos de alfabetização.
A obra apresenta uma perspectiva que congrega evidência científica recente sobre a alfabetização e estudos que focam nos processos de alfabetização monolíngue e bilíngue, considerando que as semelhanças entre os processos de alfabetização nesses dois contextos de ensino superam as suas diferenças. Este trabalho também almeja contribuir com o cenário da educação de nosso país, ao promover a reflexão acerca do fato de que a formação de leitores eficientes necessariamente implica a reflexão acerca dos aspectos formais, sem obviamente se limitar a tais aspectos.
Apresentação
Introdução
1.1. ‘Alfabetização’, ‘letramento’ e ‘literacia’: em meio à confusão terminológica
1.2. Uma proposta de conceituação
1.2.1. Habilidades Sociometalinguísticas
1.2.2. Literacia Alfabética
1.2.3. Literacia Textual
1.2.4. Literacia Social
1.3. Considerações adicionais sobre o Modelo
1.4. Considerações finais
2.1. As habilidades de consciência fonológica e os níveis de literacia
2.2. Consciência fonológica no nível da sílaba
2.3. Consciência fonológica no nível intrassilábico
2.4. Considerações finais
3.1. Alfabetização e consciência grafofonológica
3.2. As etapas de aprendizagem da leitura
3.3. Relação entre as fases de alfabetização e os níveis de literacia
3.4. Considerações finais
4.1. Aprender a ler não é um processo natural como a fala
4.2. Como nosso cérebro processa a aprendizagem da leitura?
4.3. Regiões cerebrais envolvidas na leitura
4.4. As duas rotas da leitura
4.5. Considerações finais
5.1. Alfabetização bilíngue: Em que circunstâncias ela acontece?
5.2. A transferência de habilidades de leitura e escrita entre as línguas na alfabetização bilíngue
5.3. Ativação das habilidades metafonológicas nas duas línguas
5.4. Considerações finais
6.1. Desenvolvimento das habilidades metafonológicas na LA
6.2. Consciência sobre o sistema de sons da LA
6.3. Implicações pedagógicas
6.4. Considerações finais
7. Conclusão
Referências
Ingrid Finger
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