Alfabetização em contextos monolíngue e bilíngue - Sinopsys Editora
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Alfabetização em contextos monolíngue e bilíngue

Alfabetização em contextos monolíngue e bilíngue

Ingrid Finger, Ubiratã Kickhöfel Alves

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SINOPSE

Este livro tem como objetivo oportunizar aos leitores uma reflexão a respeito do desenvolvimento da leitura e da escrita pelas crianças, tanto em situações em que esse processo de alfabetização ocorre na língua materna quanto em contextos de escolarização bilíngue. Trata-se de uma proposta inovadora, que é fruto da preocupação dos autores com a formação de profissionais que possam atuar nesses contextos de alfabetização.


A obra apresenta uma perspectiva que congrega evidência científica recente sobre a alfabetização e estudos que focam nos processos de alfabetização monolíngue e bilíngue, considerando que as semelhanças entre os processos de alfabetização nesses dois contextos de ensino superam as suas diferenças. Este trabalho também almeja contribuir com o cenário da educação de nosso país, ao promover a reflexão acerca do fato de que a formação de leitores eficientes necessariamente implica a reflexão acerca dos aspectos formais, sem obviamente se limitar a tais aspectos.



CONHEÇA O SUMÁRIO


Apresentação

Introdução



1. Letramento, alfabetização e literacia: Conceitos distintos (mas próximos)


1.1. ‘Alfabetização’, ‘letramento’ e ‘literacia’: em meio à confusão terminológica

1.2. Uma proposta de conceituação

1.2.1. Habilidades Sociometalinguísticas

1.2.2. Literacia Alfabética

1.2.3. Literacia Textual

1.2.4. Literacia Social

1.3. Considerações adicionais sobre o Modelo

1.4. Considerações finais



2. O papel da consciência fonológica na alfabetização


2.1. As habilidades de consciência fonológica e os níveis de literacia

2.2. Consciência fonológica no nível da sílaba

2.3. Consciência fonológica no nível intrassilábico

2.4. Considerações finais



3. Aprendendo a ler e escrever: O que caracteriza o processo de alfabetização


3.1. Alfabetização e consciência grafofonológica

3.2. As etapas de aprendizagem da leitura

3.3. Relação entre as fases de alfabetização e os níveis de literacia

3.4. Considerações finais



4. Bases neurobiológicas da alfabetização e da leitura


4.1. Aprender a ler não é um processo natural como a fala

4.2. Como nosso cérebro processa a aprendizagem da leitura?

4.3. Regiões cerebrais envolvidas na leitura

4.4. As duas rotas da leitura

4.5. Considerações finais

5. E quando a alfabetização acontece em duas línguas?


5.1. Alfabetização bilíngue: Em que circunstâncias ela acontece?

5.2. A transferência de habilidades de leitura e escrita entre as línguas na alfabetização bilíngue

5.3. Ativação das habilidades metafonológicas nas duas línguas

5.4. Considerações finais



6. Alfabetização bilíngue e o desenvolvimento da consciência fonológica


6.1. Desenvolvimento das habilidades metafonológicas na LA

6.2. Consciência sobre o sistema de sons da LA

6.3. Implicações pedagógicas

6.4. Considerações finais



7. Conclusão


Referências


CONHEÇA OS AUTORES


Ingrid Finger


Ubiratã Kickhöfel Alves

DADOS TÉCNICOS


ISBN: 9786557137710
Formato: 16x23 cm | 208 páginas | Peso: 305g.

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