A reprodução - Elementos para uma teoria do sistema de ensino - Sinopsys Editora
0
A reprodução - Elementos para uma teoria do sistema de ensino

A reprodução - Elementos para uma teoria do sistema de ensino

Jean-Claude Passeron, Pierre Bourdieu

R$ 72,00  no PIX
3 x de R$ 26,67 sem juros
Parcele em até 12x sem juros, conforme a bandeira do cartão e o valor da compra.

Regras de parcelamento:

Visa, Mastercard, Elo e Diners:
-Até R$ 399,99: 6x sem juros
  Parcela mínima R$ 25,00
- De R$ 400 a R$ 599,99: 8x sem juros
  Parcela mínima R$50,00
- A partir de R$ 600: 12x sem juros
  Parcela mínima R$ 50,00

Hipercard e Amex:
Até 6x sem juros
Parcela mínima R$25,00

Disponibilidade: Em Estoque

SINOPSE

Em A reprodução, Bourdieu e Passeron analisam o sistema de ensino francês do final da década de 1960, sistematizando e descrevendo os mecanismos pelos quais a violência simbólica é exercida pela instituição escolar e seus agentes que, em geral, ignoram que contribuem para legitimá-la socialmente.


Apesar de o estudo referir-se ao sistema de ensino francês, há elementos em comum em relação ao caso brasileiro, bem como a pertinência de grande parte das proposições teóricas.



CONHEÇA O SUMÁRIO


Apresentação


Prefácio


Livro 1. Fundamentos de uma teoria da violência simbólica


Livro 2. A manutenção da ordem


Capítulo 1. Capital cultural e comunicação pedagógica


Desigualdades ante a seleção e desigualdades de seleção


Da lógica do sistema à lógica de suas transformações


Capítulo 2. Tradição erudita e conservação social


Autoridade pedagógica e autoridade da linguagem


Linguagem e relação com a linguagem


Conversação e conservação


Capítulo 3. Eliminação e seleção


O exame na estrutura e na história do sistema de ensino


Exame e eliminação sem exame


Seleção técnica e seleção social


Capítulo 4. A dependência pela independência


As funções particulares do “interesse geral”


A indiferenciação das funções e a indiferença às diferenças


A função ideológica do sistema de ensino


Apêndice – A evolução da estrutura das oportunidades de acesso ao ensino superior: deformação ou translação?


Índice de temas e de nomes


CONHEÇA OS AUTORES


Jean-Claude Passeron

É um sociólogo epistemólogo francês que atua como diretor de estudos na École des Hautes Études en Sciences Sociales, onde fez parte de uma unidade mista tridisciplinar com o CNRS.


Pierre Bourdieu

Foi um dos maiores pensadores das ciências humanas do século XX. Filósofo por formação, desenvolveu importantes trabalhos de etnologia, no campo da antropologia, e conceitos de profunda relevância no campo da sociologia, como habitus, campo e capital social. Sua obra é extensa e abrangente, com contribuição para diversas áreas do conhecimento, especialmente na educação e cultura.


DADOS TÉCNICOS


ISBN:9788532665638

Formato: 13.7x21cm | 304 páginas | Peso: kg

Acabamento: Brochura

Veja também

Receba promoções
e lançamentos

Este site usa cookies

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse.
Ao utilizar nossos serviços, você concorda com nossos termos e condições.
     
O que deseja fazer agora?