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Jean-Claude Passeron, Pierre Bourdieu
Disponibilidade: Em Estoque
SINOPSE
Em A reprodução, Bourdieu e Passeron analisam o sistema de ensino francês do final da década de 1960, sistematizando e descrevendo os mecanismos pelos quais a violência simbólica é exercida pela instituição escolar e seus agentes que, em geral, ignoram que contribuem para legitimá-la socialmente.
Apesar de o estudo referir-se ao sistema de ensino francês, há elementos em comum em relação ao caso brasileiro, bem como a pertinência de grande parte das proposições teóricas.
Desigualdades ante a seleção e desigualdades de seleção
Da lógica do sistema à lógica de suas transformações
Autoridade pedagógica e autoridade da linguagem
Linguagem e relação com a linguagem
Conversação e conservação
O exame na estrutura e na história do sistema de ensino
Exame e eliminação sem exame
Seleção técnica e seleção social
As funções particulares do “interesse geral”
A indiferenciação das funções e a indiferença às diferenças
A função ideológica do sistema de ensino
Jean-Claude Passeron
É um sociólogo epistemólogo francês que atua como diretor de estudos na École des Hautes Études en Sciences Sociales, onde fez parte de uma unidade mista tridisciplinar com o CNRS.
Pierre Bourdieu
Foi um dos maiores pensadores das ciências humanas do século XX. Filósofo por formação, desenvolveu importantes trabalhos de etnologia, no campo da antropologia, e conceitos de profunda relevância no campo da sociologia, como habitus, campo e capital social. Sua obra é extensa e abrangente, com contribuição para diversas áreas do conhecimento, especialmente na educação e cultura.
ISBN:9788532665638
Formato: 13.7x21cm | 304 páginas | Peso: kg
Acabamento: Brochura
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