Além de ser um instrumento terapêutico potente, o bracelete é lindo, discreto e divertido. Ajuda a compor um look moderno e antenado, ao mesmo tempo em que fornece dicas visuais que ajudam as crianças e adolescentes a identificarem o que sentem (emoções e sensações próprias e de outros), bem como desconfortos físicos ou não.
Possui 6 emojis ou carinhas em relevo, sendo que cada uma representa uma emoção ou um estado físico.
O relevo propicia extra estimulação sensorial.
- Porque escolhemos essas carinhas/emojis?
Tentamos representar no bracelete as emoções básicas, ou seja, aquelas que são facilmente reconhecidas independentemente da cultura ou da língua das pessoas que se comunicam. São elas: alegria, tristeza, medo e raiva.
Embora não haja um consenso no meio científico quanto ao número de emoções básicas, essas estão sempre presentes.
Incluímos também dois estados físicos: o cansaço e a tranquilidade. Embora estes possam ser sentidos e produzam repercussões corpóreas e mentais, não se caracterizam como emoção. Achamos, entretanto, importante representa-los uma vez que quando estamos cansados é muito mais difícil lidar com emoções. Por outro lado, a tranquilidade representa uma serenidade que ajuda a digerir melhor os desafios.
- Como utilizar o bracelete EMOÇÕES?
Este bracelete tem algumas emoções e estados físicos impressos. A ideia é que criança aponte para eles dependendo da situação que estiver vivenciando ou que sejam um lembrete constante para o auto monitoramento. Pode servir também de ferramenta de comunicação bem como para aumentar a percepção sobre o outro.
Para tornar o processo mais automático, os cuidadores (pais, psicólogos, acompanhantes terapêuticos, terapeutas etc) devem nomear e trabalhar as emoções de forma que as crianças e adolescentes se familiarizem com elas. Como qualquer outro hábito, o hábito de observar, reconhecer, aceitar e gerir as emoções precisa de esforço e reforço para serem implantado.
Aproveite as situações do dia a dia para mostrar para a criança ou adolescente como ela(e) e/ou outras pessoas se sentiram em uma dada situação. Quando a criança ou adolescente chora, aparentemente sem motivo ou sem que consiga nomear o que está sentindo, utilize a pulseira para tornar a emoção e suas sensações mais concretas.
DADOS TÉCNICOS:
A identificação de sensações, emoções e estados físicos é fundamental para que uma pessoa consiga se regular, se relacionar de forma satisfatória e produzir respostas positivas e adaptativas aos desafios que surgem na vida.
Não há qualquer contraindicação ao seu uso intensivo. O aumento da autoconfiança e autoconhecimento são os únicos efeitos colaterais.
Os braceletes são feitos na medida para acomodar confortavelmente o pulso infantil e adolescente, podendo, inclusive, servir para adultos caso o pulso seja fino. São feitos 100% de silicone atóxico e não contêm chumbo ou BPA. São super flexíveis e macios, possibilitando que sejam usados o dia inteiro, na escola, no parque, na aula de natação, judô ou balé, no banho e até para dormir.
Material: 100% silicone
Tamanho: 18 cm
Uso: fidget e educação emocional