Acesse sua conta
Informe seu e-mail para que uma nova senha seja enviada
Maicon Rodrigues Albuquerque, Leonardo de Souza Fortes e Guilherme Menezes Lage
ESGOTADO
SINOPSE
A obra está organizada em três blocos distintos, porém complementares: Comportamento Motor, Atividade Física e Esportes. Cada bloco reúne uma variedade de capítulos que abordam desde os fundamentos teóricos até as mais recentes descobertas e aplicações práticas no âmbito da neurociência do comportamento motor e do esporte.
No primeiro bloco, Comportamento Motor, os autores exploram os mecanismos neurais e cognitivos envolvidos na aprendizagem e controle motor, que permitem a aquisição e aperfeiçoamento de habilidades motoras, tanto em contextos educacionais quanto em reabilitação, fundamentais para a compreensão das bases das práticas esportivas e atividades físicas em geral.
O segundo bloco, Atividade Física, trata das importantes implicações da neurociência na promoção da saúde e bem-estar por meio da prática regular de atividades Físicas. Os autores destacam o papel da atividade física no contexto das doenças mentais e neurológicas, nos benefícios da Atividade Física para o cérebro e para a melhoria da qualidade de vida, ressaltando os mecanismos neurobiológicos que contribuem para esses benefícios.
Por fim, no terceiro bloco, Esportes, os leitores encontrarão uma análise detalhada dos aspectos neurocientíficos envolvidos no desempenho esportivo, proporcionando uma visão integrada das diversas disciplinas que compõem este campo de estudo. Aqui, os autores compartilham suas experiências e conhecimentos sobre como a compreensão das bases neurais e cognitivas do esporte pode contribuir para o desenvolvimento de eficientes treinamentos e intervenções focadas no aprimoramento do desempenho esportivo.
01 - Neurociências: histórico e breve introdução
02 - Neuroanatomia do sistema motor
03 - Neuro desenvolvimento
04 - Neuropsicologia das funções executivas: implicações para comportamento motor e esportes
05 - Transtornos do neuro-desenvolvimento
06 - Neuromodulação: histórico e breve introdução
07 - Comportamento motor: uma introdução
08 - Aprendizagem motora e neurociência cognitiva
09 - Esforço cognitivo no controle e aprendizagem motora
10 - Neuromodulação e desempenho motor
11 - Diferenças individuais de personalidade e desempenho motor
12 - Busca visuais de juízes de nado artístico: ensaio sobre o julgamento perceptivo na avaliação
13 - Relação entre desenvolvimento motor e cognitivo
14 - Alterações motoras e cognitivas em idosos
ATIVIDADE FÍSICA
15 - Atividade física e exercício: uma breve introdução
16 - Cérebro em movimento: os efeitos do treinamento aeróbio e de força
17 - Atividade física e exercício físico em indivíduos com doenças neurológicas
18 - Exercício físico e transtornos psiquiátricos
19 - Esporte: uma breve introdução
ATIVIDADE FÍSICA
20 - Concussão cerebral no contexto esportivo
21 - Avaliação neurológica na atividade física e nos esportes
22 - Neuromodulação e desempenho esportivo
23 - Fadiga mental e desempenho esportivo
24 - Tomada de decisão no contexto esportivo
25 - Comportamento motor, neurociência e basquetebol
Maicon Rodrigues Albuquerque
Possui graduação (Licenciatura e Bacharelado) em Educação Física pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH), Mestrado em Ciências do Esporte - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Doutorado em Medicina Molecular - UFMG. Professor Associado do Departamento de Esportes da UFMG. Atualmente, atua como coordenador de Esportes Olímpicos do Centro de Treinamento Esportivo da UFMG. Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Esporte (PPGCE) da UFMG (2018-2020) e subcoordenador do PPGCE (2021). Docente permanente em nível de mestrado e doutorado no PPGCE e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia: Cognição e Comportamento (PPGCOGCOM). Foi editor associado da Frontiers in Psychology (2017-2020) e da Frontiers in Applied Mathematics and Statistics (2017-2019). Membro do corpo editorial da Revista Brasileira de Psiquiatria. Atua como revisor de periódicos nacionais e internacionais. Membro da Diretoria da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia (Gestão 2019-2021 e 2021 - 2023). Têm experiência e atuação na área de Educação Física e Neuropsicologia, com ênfase em Neurociência/Psicologia do Esporte; Esportes de Combate e Genética.
Leonardo de Sousa Fortes
Graduado em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Mestre em Educação Física pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Viçosa/Universidade Federal de Juiz de Fora. Doutor em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Juiz de Fora, com período sanduíche na Norwegian School of Sport Sciences, Noruega (supervisionado pela Ph.D. Jorunn Sundgot-Borgen). Estágio de Pós-Doutorado em Ciências do Desporto na Faculdade de Desportos da Universidade do Porto, Portugal (supervisionado pelo Ph.D. Antonio Manuel Fonseca). Estágio de Pós-Doutorado em Educação Física no Programa Associado de Pós-Graduação da Universidade de Pernambuco/Universidade Federal da Paraíba. Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Educação Física da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Líder do grupo de pesquisa em "Neurociência, Exercício Físico e Desempenho Esportivo" (GENEXDES), cadastrado no diretório de grupos do CNPq. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Neurociência Cognitiva e Comportamento (Mestrado/Doutorado e Estágio Pós-Doutorado) da Universidade Federal da Paraíba e do Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física (Mestrado/Doutorado e Estágio Pós-Doutorado) UPE/UFPB.
Guilherme Menezes Lage
Bacharel em Educação Física, especialista em Treinamento Esportivo, mestre em Educação Física e doutor em Neurociências. É professor Associado da UFMG. Coordena o Núcleo de Neurociências do Movimento (NNeuroM - UFMG). Subcoordenador do Laboratório Institucional de Pesquisa (LIPq) da UFMG, o Laboratório de Neurociências Molecular e Comportamental (LANEC). Integra o corpo de pesquisadores do: 1) Grupo de Estudos em Desenvolvimento e Aprendizagem Motora (GEDAM - UFMG); 2) Grupo de Pesquisa em Ensino, Controle e Aprendizagem na Performance Musical da UFMG (ECAPMUS - UFMG). Tem experiência no estudo do Comportamento Motor, atuando principalmente no estudo do controle manual por meio (1) da análise neuro-comportamental dos fatores que interferem na aprendizagem motora (ex., interferência contextual); (2) da análise anátomo-funcional de áreas e hemisférios cerebrais; (3) da associação com aspectos neuropsicológicos e genéticos.
ISBN: 9786584793293
Formato: 17x24cm | 150 páginas | Peso:1,013
Acabamento: Brochura
Veja também