Este kit foi formulado visando auxiliar e embasar o trabalho terapêutico na clínica infantil. Ele é composto pelo livro técnico "Técnicas em Terapia Cognitivo-comportamental com Crianças e Adolescentes: uma perspectiva de intervenções individuais e em grupos" e três livros infantis: "Lucas, aprendendo a lidar com o não: uma proposta de intervenção para autorregulação emocional"; "O medo e seus disfarces"; e, "Por que eu desafio? Crianças entendendo o transtorno de oposição desafiante (TOD)".
Conheça mais sobre cada livro que compõe o kit lendo a sinopse deles abaixo!
CONHEÇA O KIT
Técnicas em Terapia Cognitivo-Comportamental com Crianças e Adolescentes
O livro reúne mais de 350 técnicas em TCC para atendimento de crianças e adolescentes, tanto no contexto individual quanto em grupos. As técnicas são apresentadas de forma detalhada, passo a passo, com linguagem acessível, permitindo uma fácil compreensão e aplicação por parte do leitor.
É cada vez mais reconhecido que, tal como acontece com os adultos, crianças e adolescentes também se sentem confusas ao tentar definir seus sentimentos e pensamentos, assim como podem experimentar sintomas fisiológicos desagradáveis, que acarretam prejuízos à saúde mental. Crianças, adolescentes e adultos, portanto, precisam de acompanhamento psicoterápico para desenvolver habilidades que lhes permitam lidar de forma funcional com as dificuldades enfrentadas em seu dia a dia.
A obra contém mais de 200 páginas de atividades para download escritas por renomados autores brasileiros, com contribuições de profissionais de outros países, como Estados Unidos e Portugal. As mesmas são condizentes com a realidade brasileira, podendo ser usadas tanto na prática clínica, em escolas e em instituições por profissionais que se encontram no cotidiano da aplicação da psicologia, quanto em sala de aula, por professores no contexto da graduação e da pós-graduação em TCC.
Organizadoras: Manuela Ramos Caldas Lins e Carmem Beatriz Neufeld.
Lucas, aprendendo a lidar com o não: uma proposta de intervenção para autorregulação emocional
Este livro infantil trata de um tema comum da vida na infância: a complicada tarefa de ouvir um "não". O Não, não é só difícil para quem escuta, mas também é difícil para quem fala, em função da criança poder reagir de uma maneira desproporcional, disfuncional e desadaptativa. Esta pequena palavra causa um impacto negativo no ambiente, por vezes, sendo motivo de estresse, discórdia e desarmonia familiar. A história de Lucas aborda esta questão tão problemática de uma forma lúdica, esclarecedora e interativa e, com os fundamentos da abordagem cognitivo-comportamental, as atividades terapêuticas propostas, podem ser realizadas em diversas etapas e, em dias diferentes, tornando-se um rico material interventivo e uma valiosa proposta de intervenção na autorregulação emocional. Este material auxilia terapeutas, pais e professores na condução e no manejo de crianças para um desenvolvimento mais saudável, realista e adaptativo.
Autora: Edyleine Bellini Peroni Benczik.
O medo e seus disfarces
As emoções são parte de muitos seres vivos, principalmente os humanos. Nesta história, o medo é desvendado, ele tem voz, corpo e se comunica. As crianças e seus familiares entenderão que essa emoção faz parte da vida de todos e, inclusive, pode ajudá-los a refletir e construir valores importantes para a sociedade. Sua leitura facilitará a compreensão dessa emoção e ajudará o medo a ser mais bem acolhido em todos os lares, tornando-o saudável. Emoções agradáveis e desagradáveis fazem parte da vida de todas as pessoas, embora sejam normalmente classificadas como positivas e negativas. Este livro busca esclarecer que mesmo emoções como o medo têm uma função e devem ser aceitas e validadas.
Autora: Marina Gusmão.
Por que eu desafio? Crianças entendendo o transtorno de oposição desafiante (TOD)
Com linguagem acessível e ilustrativa, este livro busca psicoeducar o público infantil sobre o transtorno de oposição desafiante (TOD). Ele explica as dificuldades encontradas pelas crianças com TOD, suas alterações e o modo como podem ser ajudadas a ter qualidade de vida, bem como prevenir alterações comportamentais e emocionais decorrentes do transtorno. Por meio da conexão entre o entendimento do TOD e as estratégias de enfrentamento para possíveis dificuldades, o leitor poderá reconstruir suas ideias e comportamentos, promovendo pensamentos mais funcionais na luta contra os sintomas.
Autoras: Luciana Tisser e Marianna Leão Soares.