Os materiais que compõem este kit, Psicoeducação em terapia cognitivo-comportamental e o Baralho dos Sintomas, são essenciais para a psicoeducação e a identificação de sintomas de diferentes transtornos, auxiliando a avaliação clínica, bem como, o processo de compreensão de sintomas por parte do cliente.
CONHEÇA O KIT
Psicoeducação em terapia cognitivo-comportamental
Psicoeducação em terapia cognitivo-comportamental surgiu a partir da experiência dos organizadores em psicologia clínica na abordagem e em supervisão de atendimentos psicológicos em clínica-escola da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). As queixas que surgem nos diversos contextos clínicos são bastante semelhantes e, em geral, observa-se a necessidade de esclarecer ao cliente sobre as mesmas para a adesão e efetividade do tratamento. No entanto, nem sempre se encontra material apropriado ao cliente, de modo que a linguagem seja acessível e, de fato, atenda às demandas do caso. Este livro, com textos psicoeducativos baseados na TCC e voltado para uma variedade de queixas, é bastante útil. O material que consta nele ajudará terapeutas e clientes no esclarecimento de uma série de queixas comuns em diversos contextos, facilitando o curso do tratamento e sua efetividade, sendo um complemento básico no processo terapêutico.
Autores: Lucia Emmanoel Novaes Malagris, Marcele Regine de Carvalho e Bernard P. Rangé
Baralho dos Sintomas
Um instrumento para ser utilizado com adultos e adolescentes. Visa facilitar a identificação clínica dos transtornos: depressivo, afetivo bipolar, de ansiedade social, de ansiedade generalizada, de pânico, obsessivo-compulsivo, de estresse pós-traumático, de déficit de atenção/hiperatividade e de personalidade borderline. Através deste
recurso, o terapeuta complementa a avaliação clínica de uma forma mais estruturada, lúdica e dinâmica sobre os transtornos em questão. Assim, além de facilitar a identificação dos sintomas, o baralho é um excelente artifício para trabalhar a Psicoeducação dos transtornos, uma vez que as cartas facilitam a visualização das suas principais características e auxiliam na investigação de distorções cognitivas relacionadas.
Conteúdo: Transtorno afetivo bipolar: 19 cartas; Transtorno de ansiedade social: 12 cartas; Transtorno de ansiedade generalizada: 17 cartas; Transtorno do pânico: 21 cartas; Transtorno obsessivo-compulsivo: 11 cartas; Transtorno de estresse pós-traumático: 21 cartas; Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade: 19 cartas; Transtorno de personalidade borderline: 14 cartas
Autores: Amaury Cantilino, Camila Stor de Aguiar, Nathália Della Santa