Transtornos de Aprendizagem: quais os primeiros sinais?
16 de Julho de 2021
Os sintomas dos Transtornos de Aprendizagem graves podem se manifestar em uma idade precoce, mas os leves ou moderados só são reconhecidos na idade escolar, quando a criança se depara com as exigências acadêmicas. Por isso, pais, professores e demais adultos responsáveis precisam ficar atentos a todos os pequenos detalhes.
Muitas crianças têm dificuldades para ler, escrever ou executar outras tarefas escolares em algum momento da vida. Só que, no caso dos Transtornos de Aprendizagem, esses sinais, que variam de pessoa para pessoa e não estão relacionados à falta de inteligência ou motivação, persistem.
ACADÊMICAS
Entre as deficiências acadêmicas, as crianças com Transtornos de Aprendizagem podem apresentar dificuldades na alfabetização e aquisição de associações, como, por exemplo, nomes de cores, classificação, contagem e nomes das letras. Outros sintomas incluem compreensão limitada da fala, linguagem adquirida lentamente e vocabulário restrito.
Indivíduos com os distúrbios também podem não entender o que leem, ter escrita desordenada, segurar o lápis de modo desajeitado, ter dificuldade de organizar ou iniciar tarefas ou de repetir uma história ordenadamente. Podem, ainda, confundir símbolos matemáticos e fazer leitura errada de números.
EXECUTIVAS
Já as deficiências em funções executivas incluem distúrbios ou atrasos de linguagem, dificuldade de atenção e compreensão. A memória de quem tem Transtornos de Aprendizagem pode ser deficiente, incluindo a memória próxima e remota, uso da memória e recordação ou recuperação verbal.
Os problemas podem ocorrer em conceituação, abstração, generalização, raciocínio, organização e planejamento de informações para resolver problemas. Indivíduos com problemas na função executiva muitas vezes têm dificuldade de organizar e concluir tarefas.
Podem ocorrer, ainda, problemas de percepção visual e processamento auditivo, incluindo dificuldades na percepção espacial e orientação, memória e atenção visual, discriminação e análise de sons.
COMPORTAMENTO
Algumas crianças com Transtornos de Aprendizagem têm dificuldade de seguir as convenções sociais.
Outros sinais precoces são atenção com curta duração, hiperatividade, problemas de motricidade fina e variabilidade no desempenho e comportamento durante todo o tempo.
Podem também ocorrer impulsividade, comportamentos sem metas definidas, problemas de disciplina, agressividade, desistência ou evitação de situações, timidez e medos excessivos.
DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO
O diagnóstico dos Transtornos de Aprendizagem é clínico e se baseia nos critérios do DSM-5 (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais) da APA (Associação Americana de Psiquiatria).
Exige, portanto, evidências de que pelo menos um dos seguintes sinais esteve presente por seis meses ou mais mesmo com intervenção direcionada: leitura de palavras imprecisa, lenta e/ou que requer esforço; dificuldade para compreender o significado do material escrito; dificuldade de grafia; dificuldade para escrever; dificuldade para dominar o sentido numérico; e dificuldade de raciocinar matematicamente.
As habilidades devem estar substancialmente abaixo do nível esperado para a idade da criança e também prejudicar significativamente o desempenho na escola ou nas atividades diárias.
O tratamento dos Transtornos de Aprendizagem focaliza a conduta educacional, mas pode envolver terapia médica, comportamental e psicológica.
Algumas crianças necessitam de instruções especializadas em apenas uma área enquanto continuam a frequentar classes regulares. Outras precisam de programas educacionais separados e intensos.