TCC para crianças e adolescentes com autismo
28 de Novembro de 2022
A terapia cognitivo-comportamental (TCC) para crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista (TEA) possui diferentes objetivos, que devem ser avaliados caso a caso.
Alguns exemplos de objetivos são: desenvolver ou aperfeiçoar o repertório de habilidades sociais, reconhecer e identificar emoções (as suas próprias e as dos outros), trabalhar com a regulação emocional (controle da raiva e impulsividade) e lidar com ansiedade.
Visto que parte das crianças e adolescentes com TEA apresenta algum grau de deficiência intelectual, nem sempre é possível aplicar a TCC da forma como ela é proposta originalmente.
Pesquisas apontam que 45% a 60% dos indivíduos com transtorno do espectro autista têm deficiência intelectual associada. Nesses casos, são necessárias algumas adaptações, como foco nas técnicas comportamentais em detrimento das cognitivas.
Porém, em crianças e adolescentes com autismo leve (sem deficiência intelectual associada), a TCC pode ser utilizada em seu formato original, com técnicas cognitivas e comportamentais.
INTERESSES RESTRITOS
Os indivíduos com transtorno do espectro autista apresentam interesses restritos, portanto o terapeuta pode estimulá-los a abordarem na terapia os assuntos pelos quais se interessam. Assim, é possível tornar o ambiente terapêutico mais agradável e divertido.
Mas um dos papéis da psicoterapia é trabalhar com a variabilidade, ou seja, incentivar a criança ou o adolescente com TEA a ampliar o seu repertório de temas de interesse. Esse ponto é fundamental para melhorar as relações interpessoais e a habilidade de fazer amizades.
Por outro lado, utilizar os interesses do paciente em alguns momentos a fim de engajá-lo na terapia e criar vínculo terapêutico é uma boa estratégia a ser utilizada.
Além disso, na TCC para crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista, o acompanhamento dos familiares é imprescindível para uma evolução satisfatória e para a manutenção dos ganhos terapêuticos.
Entre as principais técnicas da terapia cognitivo-comportamental a serem utilizadas com o público infantojuvenil com TEA, constam: psicoeducação, regulação emocional, habilidades sociais, orientação de pais e análise do comportamento aplicada.
LEITURA
Lançado pela Sinopsys Editora, o “Guia prático da terapia cognitivo-comportamental para terapeutas de crianças e adolescentes” traz desde material de avaliação até técnicas de orientação e tratamento na abordagem cognitivo-comportamental para os principais transtornos encontrados na prática clínica com o público infantojuvenil.
Organizado pela psicóloga e pedagoga Juliana Braga Gomes, a obra tem 55 capítulos elaborados por profissionais que são referência na área da TCC. Também disponibiliza sugestões de leitura e materiais complementares para o terapeuta, além de vários recursos terapêuticos para download.