TCC para crianças e adolescentes com autismo - Sinopsys Editora
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TCC para crianças e adolescentes com autismo

TCC para crianças e adolescentes com autismo

28 de Novembro de 2022

A terapia cognitivo-comportamental (TCC) para crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista (TEA) possui diferentes objetivos, que devem ser avaliados caso a caso.


Visto que parte das crianças e adolescentes com TEA apresenta algum grau de deficiência intelectual, nem sempre é possível aplicar a TCC da forma como ela é proposta originalmente.

Pesquisas apontam que 45% a 60% dos indivíduos com transtorno do espectro autista têm deficiência intelectual associada. Nesses casos, são necessárias algumas adaptações, como foco nas técnicas comportamentais em detrimento das cognitivas.

Porém, em crianças e adolescentes com autismo leve (sem deficiência intelectual associada), a TCC pode ser utilizada em seu formato original, com técnicas cognitivas e comportamentais.


INTERESSES RESTRITOS


Os indivíduos com transtorno do espectro autista apresentam interesses restritos, portanto o terapeuta pode estimulá-los a abordarem na terapia os assuntos pelos quais se interessam. Assim, é possível tornar o ambiente terapêutico mais agradável e divertido.

Mas um dos papéis da psicoterapia é trabalhar com a variabilidade, ou seja, incentivar a criança ou o adolescente com TEA a ampliar o seu repertório de temas de interesse. Esse ponto é fundamental para melhorar as relações interpessoais e a habilidade de fazer amizades.

Por outro lado, utilizar os interesses do paciente em alguns momentos a fim de engajá-lo na terapia e criar vínculo terapêutico é uma boa estratégia a ser utilizada.

Além disso, na TCC para crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista, o acompanhamento dos familiares é imprescindível para uma evolução satisfatória e para a manutenção dos ganhos terapêuticos.

Entre as principais técnicas da terapia cognitivo-comportamental a serem utilizadas com o público infantojuvenil com TEA, constam: psicoeducação, regulação emocional, habilidades sociais, orientação de pais e análise do comportamento aplicada.


LEITURA


Guia prático da terapia cognitivo-comportamental para terapeutas de crianças e adolescentes
Lançado pela Sinopsys Editora, o “Guia prático da terapia cognitivo-comportamental para terapeutas de crianças e adolescentes” traz desde material de avaliação até técnicas de orientação e tratamento na abordagem cognitivo-comportamental para os principais transtornos encontrados na prática clínica com o público infantojuvenil.

Organizado pela psicóloga e pedagoga Juliana Braga Gomes, a obra tem 55 capítulos elaborados por profissionais que são referência na área da TCC. Também disponibiliza sugestões de leitura e materiais complementares para o terapeuta, além de vários recursos terapêuticos para download.

Guia prático da terapia cognitivo-comportamental para terapeutas de crianças e adolescentes
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Tags

TCC, terapia cognitivo-comportamental, infância, adolescência, técnicas cognitivas, técnicas comportamentais, TEA, transtorno do espectro autista, regulação emocional, ansiedade, impulsividade, controle da raiva, habilidades sociais, orientação de pais

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