Psicologia positiva: compreendendo o bem-estar
19 de Outubro de 2022
A psicologia positiva criada por Martin Seligman consiste em um movimento que enfoca as forças pessoais, as virtudes e o bem-estar e tem o objetivo de aumentar a quantidade de satisfação com a vida.
Ela enfatiza a tarefa de descrever o que é necessário para construir uma vida de bem-estar e propõe exercícios que efetivamente tornam as pessoas felizes de forma permanente.
Para se entender a psicologia positiva, é preciso conhecer a teoria do bem-estar, formada por cinco pilares que ajudam as pessoas a evoluírem.
EMOÇÃO POSITIVA
Um desses pilares é a emoção positiva (vida agradável). São exemplos de emoções positivas afeição, conforto, êxtase, prazer, satisfação com a vida, acolhimento, segurança, amparo e pertencimento.
Ou seja, emoção positiva é aquilo que faz cada um feliz. É preciso ter emoções positivas em relação ao passado, verificando o que é possível aprender com ele. Também é preciso ter emoções positivas em relação ao futuro, mantendo perspectivas otimistas, alimentando a esperança e a proatividade.
Além disso, são importantes as emoções positivas em relação ao presente, cultivando as relações, aproveitando o momento, o que amplia e estabiliza a convivência.
DEMAIS PILARES
Outro pilar da psicologia positiva é o engajamento, ou seja, o envolvimento em atividades nas quais se tenha a sensação de que o tempo para e de que se está somente ali, totalmente ali.
Por sua vez, o sentido é o pilar que está relacionado ao pertencer e servir a algo que se acredita ser maior do que si próprio. Pode ser uma causa social, religiosa, ambiental. Sentir que o que se faz na vida tem valor.
Já a realização é a conquista pelo mérito, pela dedicação. Não tem nada a ver com a vitória, e sim com o empenho colocado no evento. Por exemplo, muitos atletas se sentem realizados apenas por terem completado a São Silvestre (corrida tradicional que ocorre em São Paulo no dia 31 de dezembro de cada ano) sem se preocuparem com o tempo gasto.
Por fim, o pilar dos relacionamentos positivos engloba ter pessoas ao redor que se importam com o indivíduo e vice-versa.
Em resumo, é possível afirmar que a psicologia positiva é um movimento científico que propõe uma nova compreensão sobre a natureza da felicidade e do bem-estar. Seu objetivo maior é levar as pessoas ao florescimento.
LIVRO
O livro “Educação emocional positiva: saber lidar com as emoções é uma importante lição”, de autoria da psicóloga Miriam Rodrigues e publicado pela Sinopsys Editora, é uma leitura imprescindível para pais e educadores.
Por acreditar ser possível ensinar crianças a se tornarem adultos felizes, a autora buscou teorias que abordassem a prevenção das doenças e dos transtornos psicológicos, encontrando na psicologia positiva e na educação emocional as bases para desenvolver o conteúdo.
Com uma linguagem acessível e exercícios simples, a obra mostra, por meio de diversos exemplos, formas práticas de educar as crianças em casa e em sala de aula para a felicidade.