Protagonismo em TCC: livro clássico da Sinopsys é relançado - Sinopsys Editora
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Protagonismo em TCC: livro clássico da Sinopsys é relançado

Protagonismo em TCC: livro clássico da Sinopsys é relançado

04 de Dezembro de 2024

Após algum tempo esgotado, o clássico ‘Protagonistas em terapias cognitivo-comportamentais: histórias de vida e de psicoterapia’, organizado pela psicóloga Carmem Beatriz Neufeld e publicado pela Sinopsys Editora, está de volta para impactar uma nova geração de psicólogos.


O livro é um convite à aproximação da compreensão de ser humano, de suas habilidades e dificuldades em uma perspectiva cognitivo-comportamental, oferecendo tanto a terapeutas experientes quanto aos mais inexperientes leitores uma oportunidade de se depararem com uma maneira diferente de apresentar dados contundentes de intervenções estruturadas, mas recheadas de sensibilidade, afeto e sutilezas.


Uma publicação de casos clínicos escritos por supervisores e terapeutas cognitivo-comportamentais em formação, a obra aborda de forma aprofundada a história de vida do paciente, o entendimento cognitivo do seu funcionamento e a forma de tratamento dada ao caso.


A ideia é que o leitor mergulhe no universo clínico, nos desafios, no diagnóstico, na compreensão cognitiva do caso, além de conhecer as técnicas utilizadas e os resultados que elas alcançaram na vida daqueles indivíduos especificamente.


Estudos de casos


As histórias, como são chamados os capítulos, abordam de modo literário os tópicos dos estudos de casos. Na seção ‘O encontro’, são conhecidos os dados gerais tipicamente coletados nas primeiras sessões e a metodologia geral empregada naquele processo psicoterápico.


Na sequência, ‘A trajetória’ traz a história pregressa e o momento de vida atual do indivíduo de forma aprofundada e ‘A visão dos outros’ reflete as informações obtidas a partir de relatos de terceiros.


‘O perfil’, por sua vez, descreve o funcionamento geral do protagonista antes do surgimento de suas dificuldades, apontando para fatores de proteção e vulnerabilização, bem como para seus recursos ou aspectos positivos e os aspectos pré-mórbidos.


Após, ‘O conflito’ expõe de forma detalhada o processo de diagnóstico descritivo, tomando por base o diagnóstico multiaxial segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais da Associação Americana de Psiquiatria (APA).


Essa seção, no entanto, não se restringe à apresentação do conflito, mas se debruça sobre as etapas seguidas até a chegada ao diagnóstico, inclusive sobre quais foram as hipóteses descartadas e como foi esse processo.


Conceitualização cognitiva


A trajetória do personagem, seu perfil e seu conflito oferecem a base para a seção ‘Relendo o enredo’, em que os autores se propõem a explicar, a conceitualizar cognitivamente a história do protagonista. A visão de mundo e de ser humano da TCC toma corpo nessa seção.


O processo de conceitualização cognitiva, os passos seguidos para sua construção, o embasamento teórico para ela, a identificação da medida em que o paciente apresenta as características indicadas na literatura – e em que medida ele se afasta dela – são questões que ocupam essas páginas.


Intervenção estruturada


Em ‘Construindo a mudança’, os procedimentos e os desafios do processo terapêutico tomam a cena. O complexo caminho a ser trilhado, mesmo em uma intervenção estruturada, é ressaltado.


A flexibilidade necessária para se utilizar uma estrutura é evidenciada à medida que as intervenções são descritas enfocando as dificuldades de manejo, o vínculo, a relação terapêutica, a adesão, a assiduidade do indivíduo e a eficácia das indicações entre outros aspectos relacionais. Cabe aqui também o relato dos aspectos contratransferenciais e o manejo de tais aspectos.


As técnicas utilizadas são descritas de forma aprofundada apenas do ponto de vista da sua ação especificamente nesse paciente e a necessidade de adaptação de tais técnicas, uma vez que são os aspectos distintivos que merecem foco dessa perspectiva.


Resultados alcançados


Os resultados alcançados a partir das intervenções propostas são apresentados em ‘O desfecho’. Tanto os dados quantitativos como os qualitativos da evolução do caso são destacados nessa seção.


É na seção ‘Enfim’ que as conclusões e angústias dos clínicos têm voz e vez. Suas considerações finais se encontram registradas e eles ocupam o papel de protagonistas da história de se tornar terapeuta cognitivo-comportamental.


O processo de se tornar terapeuta demanda um contato com outros protagonistas: os autores que oferecem seus conhecimentos na literatura. Esses autores e suas obras são referenciados na seção ‘O embasamento’.




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Tags

TCC, terapia cognitivo-comportamental, terapias cognitivo-comportamentais, psicoterapia, psicologia, psicoterapeuta, terapeuta, abordagem psicoterapêutica, técnicas da TCC

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