O que é a psicoterapia positiva?
31 de Agosto de 2022
A psicoterapia positiva (PPT) tem por objetivo integrar, dentro do setting terapêutico, todos os conhecimentos proporcionados pelos estudos da psicologia positiva sobre o funcionamento ótimo e a construção da felicidade, diminuindo a subjetividade das intervenções e aumentando as orientações com o entendimento científico.
Entre alguns exemplos do foco da psicoterapia positiva, estão treinamento em esperança para tratar casos de depressão e associação de autoeficácia às habilidades de enfrentamento na terapêutica do transtorno de estresse pós-traumático (TEPT).
Engloba, também, relaxamento e exercícios com imagens mentais positivas orientadas para tratamento da dor crônica, assim como avaliação detalhada de elementos das dimensões do bem-estar, incluindo bem-estar psicológico, social e emocional.
Inclui, ainda, verificação da presença dos sintomas das principais psicopatologias que chegam ao consultório e averiguação de quais as desregulações das forças de caráter – tanto em alta quanto em baixa intensidade – afetam o paciente.
FORÇAS CATALISADORAS DA CURA
A PPT avalia, valoriza e amplia o que é bom para os pacientes – sem minimizar seu sofrimento – e usa essas forças como catalisadoras da cura. No entanto, seu objetivo é complementar – não competir – com a abordagem tradicional.
O cultivo intencional de emoções positivas marca pontos fundamentais na psicoterapia positiva, pois elas ampliam os repertórios de ação, aumentam a flexibilidade mental, elevam o enfretamento baseado na compreensão e estimulam o envolvimento em novas atividades e relações sociais.
Por mais que as emoções positivas sejam breves, como micromomentos, elas têm consequências duradouras por construírem recursos pessoais duráveis. Emoções positivas desencadeiam mais emoções positivas, levando o indivíduo a vivenciar espirais ascendentes de bem-estar.
Em contraponto, as emoções negativas tendem a estreitar o repertório cognitivo e comportamental das pessoas, uma vez que redirecionam aos comportamentos defensivos, com foco em ameaças e sentimentos de impotência.
RELAÇÃO TERAPÊUTICA
O acolhimento, a empatia e o estilo de posicionamento do terapeuta também devem ser considerados e receber destaque para a eficácia da PPT.
O papel da relação terapêutica é fundamental para auxiliar a acolher toda carga emocional que os pacientes trazem e também conduzi-los na construção do bem-estar.
Por isso, dentro da psicoterapia positiva, o profissional deve ser aquele que ensina tais habilidades cognitivas, comportamentais e emocionais.
Da mesma forma, é preciso utilizar sua postura para construir uma relação de confiança que auxilie o indivíduo a ir para a ação.
O fortalecimento das relações terapêuticas na PPT pode se dar na investigação, na apreciação de características e experiências pessoais positivas como, por exemplo, compartilhamento de emoções positivas, forças, virtudes e relacionamentos, ou seja, não apenas na análise dos problemas trazidos no discurso do cliente.
LIVRO
O livro “Psicologia positiva: dos conceitos à aplicação”, publicado pela Sinopsys Editora, convida o leitor a se aprofundar no movimento científico que evidencia o estudo dos aspectos saudáveis do ser humano, sedimentando seus conhecimentos na abordagem.
Os organizadores, os psicólogos Miriam Rodrigues e Douglas da Silveira Pereira, reúnem nesta obra os mais expressivos nomes da psicologia positiva no Brasil para que profissionais, estudantes e professores de psicologia encontrem respaldo para suas pesquisas e práticas.