Estratégias da terceira onda: manejo de estresse e ansiedade
11 de Novembro de 2022
As estratégias da terceira onda das terapias cognitivo-comportamentais englobam diversas técnicas desenvolvidas para serem utilizadas no manejo de estresse e ansiedade.
Ansiedade e estresse são reações adaptativas do organismo para lidar com situações potencialmente danosas e de ameaça à integridade física e psicológica do indivíduo. Tais reações estão diretamente ligadas à sobrevivência e à perpetuação da espécie.
Entretanto, quando descontextualizadas, tais reações podem ser exageradas e disfuncionais, levando à desadaptação e ao sofrimento, tal como ocorre em alguns transtornos mentais.
A terapia comportamental tem demonstrado, desde o início do século passado, uma grande efetividade para o tratamento dos quadros ansiosos por meio de estratégias de inoculação do estresse conhecidas como a primeira onda.
A partir dos anos 1970, a criação de modelos teóricos cognitivo-comportamentais, conhecidos como abordagens da segunda onda, aumentaram ainda mais a efetividade de tais estratégias, uma vez que englobam aspectos cognitivos no entendimento e no manejo da ansiedade clínica.
Atualmente, os modelos integrativos e conceituais da chamada terceira onda, ou seja, todos aqueles que se valem dos pressupostos das terapias cognitivo-comportamentais, utilizam diversas técnicas da TCC desenvolvidas para o manejo do estresse e da ansiedade.
MODELO COGNITIVO
O modelo cognitivo parte do pressuposto de que as emoções, os comportamentos e as consequentes alterações fisiológicas que as pessoas experimentam são coerentes com as interpretações que elas fazem dos acontecimentos.
Além disso, ao longo da vida, cada indivíduo desenvolve esquemas cognitivos, ou seja, estruturas mentais que regulam o processamento das informações e demais funções, como a percepção, a imaginação, a memória, a atenção, a atribuição de significados etc.
Portanto, as cognições estão sempre fortemente relacionadas ao nível de estresse e ansiedade, uma vez que, para cada situação, o sujeito faz uma avaliação do grau de desafio e ameaça da probabilidade de ocorrência, bem como das suas possibilidades de enfrentamento.
Entre as estratégias da terceira onda das terapias cognitivo-comportamentais para o manejo de estresse e ansiedade, estão: treino de controle de estresse, relaxamento muscular progressivo (RMP), exercícios de respiração, dessensibilização sistemática, exposição (imaginária, ao vivo e por realidade virtual), exposição interoceptiva, exposição e prevenção de resposta.
LIVRO
Organizado pelo psicólogo Wilson Vieira Melo e publicado pela Sinopsys Editora, o livro “Estratégias psicoterápicas e a terceira onda em terapia cognitiva” é um compêndio avançado das mais recentes e promissoras inovações na TCC e nas modalidades de terapia da terceira onda.
Seus 24 capítulos, escritos pelos principais pesquisadores e profissionais brasileiros, portugueses e britânicos em psicoterapia cognitivo-comportamental, são divididos em três partes. A primeira aborda as diferentes estratégias psicoterápicas utilizadas nas terapias cognitivas da atualidade com crianças, adolescentes e adultos.
Já a segunda parte apresenta algumas das principais abordagens da terceira onda em terapia cognitiva. Por fim, a terceira parte traz alguns dos temas que, embora tenham grande potencial de interesse em terapia cognitiva, dispõem de pouca ou nenhuma bibliografia em português.