Educação emocional positiva: o que é e qual sua importância? - Sinopsys Editora
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Educação emocional positiva: o que é e qual sua importância?

Educação emocional positiva: o que é e qual sua importância?

21 de Outubro de 2022

A educação emocional positiva é um programa de orientação em habilidades para o bem-estar voltado a pais e educadores que busca instrumentalizá-los a lidarem com as questões emocionais de crianças e adolescentes.

Tem como o objetivo prevenir psicopatologias decorrentes da inabilidade da garotada para regular as emoções, tais como ansiedade, violência, depressão e problemas psicossomáticos.

Trata-se do primeiro programa a integrar a psicologia positiva de Martin Seligman com conceitos da terapia do esquema de Jeffrey Young e também com conceitos e atividades dos mais importantes teóricos da inteligência emocional, como Daniel Goleman, Mark Greenberg, Claude Steiner e John Gottman.


CONSCIÊNCIA


Faz parte da educação emocional ter consciência dos próprios estados emocionais e dispor de recursos para gerir esses estados. Isto é, tornar-se emocionalmente educado é ser mais consciente sobre as próprias emoções, ser apto a lidar com as emoções perturbadoras e ser capaz de manter interações pessoais saudáveis.

Nesse contexto, há razões fundamentais para que a educação emocional positiva seja ensinada nas escolas. Uma delas é criar um sistema imunológico emocional por meio do treinamento de habilidades sociais e cognitivas.

As outras duas razões são melhorar a aprendizagem e apresentar exercícios que ajudem as pessoas a construírem o bem-estar e a cultivar a felicidade.


PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS


Os objetivos e princípios fundamentais da educação emocional positiva incluem: ajudar as pessoas a perceberem suas emoções, ensinar a ter empatia, reconhecer e compreender as diferentes emoções e ter um comportamento construtivo diante da emoção.

Englobam, também: ajudar a identificar as forças pessoais, aumentar o emprego das forças pessoais no dia a dia, promover emoções positivas, construir e fortalecer os relacionamentos sociais positivos, ensinar habilidades sociais e cognitivas para o enfrentamento das adversidades e promover o sentido, o engajamento.

Em resumo, a educação emocional positiva fundamenta-se em quatro palavras centrais: perceber (a própria emoção e a do outro), nomear (a própria emoção e a do outro), verbalizar (adequadamente a própria emoção e a do outro) e comportamento (decidir o que fazer, qual o comportamento ter, assim como perceber que o próprio comportamento interfere no do outro).


LITERATURA


Educação emocional positiva
O livro “Educação emocional positiva: saber lidar com as emoções é uma importante lição”, de autoria da psicóloga Miriam Rodrigues e publicado pela Sinopsys Editora, é uma leitura imprescindível para pais e educadores.

Por acreditar ser possível ensinar crianças a se tornarem adultos felizes, a autora buscou teorias que abordassem a prevenção das doenças e dos transtornos psicológicos, encontrando na psicologia positiva e na educação emocional as bases para desenvolver o conteúdo.

Com uma linguagem acessível e exercícios simples, a obra mostra, por meio de diversos exemplos, formas práticas de educar as crianças em casa e em sala de aula para a felicidade.

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Tags

Educação emocional positiva, educação emocional, emoções, habilidades, consciência, inteligência emocional, regulação emocional, forças pessoais, terapia do esquema, comportamento, Jeffrey Young

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