Dicas de onde pesquisar artigos científicos
07 de Dezembro de 2023
Os artigos científicos trazem informações essenciais para o meio acadêmico, a comunidade científica e a sociedade como um todo, contribuindo para o desenvolvimento das mais diversas áreas do conhecimento.
Um dos passos fundamentais para a produção de artigos científicos é a busca por referências bibliográficas científicas. Entretanto, no momento de fazer pesquisas para trabalhos acadêmicos, é necessário redobrar os cuidados em relação às fontes citadas.
Especialmente quando são utilizados textos retirados da internet, que, embora seja uma infinita fonte de citações, pode apresentar dados questionáveis. É necessário sempre conferir sua veracidade antes de utilizá-los.
Existem alguns buscadores focados em pesquisas acadêmicas que trazem mais segurança na hora de pesquisar na internet. Por meio deles, é possível acessar uma variada seleção de artigos, posts, textos, vídeos e outros conteúdos. Abaixo estão listados alguns.
SciELO
A Scientific Electronic Library Online (SciELO) é uma biblioteca eletrônica com um acervo selecionado de periódicos científicos brasileiros. Desenvolvida pela (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e pelo Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (Bireme), essa ferramenta conta com o suporte do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Portal da Capes
O Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) é uma biblioteca virtual que reúne e disponibiliza a instituições de ensino e pesquisa no Brasil o melhor da produção científica internacional. Para ter acesso, é necessário que as instituições sejam participantes.
Academia.edu
Já o Academia.edu não é apenas um site de pesquisas acadêmicas. Trata-se de uma comunidade na qual usuários e pesquisadores podem compartilhar artigos e publicar suas investigações e seus ensaios de forma gratuita.
BDTD
Outra opção é a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), que integra os sistemas de informação de teses e dissertações existentes nas instituições de ensino e pesquisa do Brasil. Essa parceria possibilita que a comunidade brasileira de ciência e tecnologia publique e difunda suas teses e dissertações produzidas no país e no exterior, dando maior visibilidade à produção científica nacional.
Redalyc
Para dar uma olhada na produção, difusão e no consumo da literatura científica de países da América Latina, Caribe, Espanha e Portugal, o Redalyc é uma opção importante. No site, que está em espanhol, existe a possibilidade de os pesquisadores e autores criarem um perfil e identificar alguns dos trabalhos.
Science.gov
O Science.gov é um portal da web e uma ferramenta de busca a partir da integração de várias agências e órgãos dos Estados Unidos. Seu acesso é gratuito a resultados de pesquisa e desenvolvimento e oferece aos usuários buscas em mais de 60 bancos de dados e mais de 200 milhões de páginas de conteúdos científicos federais autorizadas em vários formatos. Possui uma versão em inglês e outra em espanhol.
ERIC
Por sua vez, o ERIC é uma base de dados desenvolvida pelo Departamento de Educação dos Estados Unidos. Sendo assim, todas as informações estão em inglês e a maioria dos dados refere-se ao que foi estudado naquele país. O acervo disponibiliza artigos de periódicos, anais de congresso, conferência, documentos governamentais, teses, dissertações, relatórios, bibliografias, livros e monografias.
PePSIC
O portal de Periódicos Eletrônicos de Psicologia (PePSIC) é uma fonte da Biblioteca Virtual em Saúde - Psicologia da União Latino-Americana de Entidades de Psicologia (BVS-Psi Ulapsi) e fruto da parceria entre Fórum de Entidades Nacionais da Psicologia Brasileira (FENPB), Biblioteca Dante Moreira Leite do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IP/USP) e Bireme.
Tem como objetivo contribuir para a visibilidade do conhecimento psicológico e científico gerado nos países da América Latina a partir da publicação de revistas científicas em acesso aberto.
PubMed®
Uma plataforma de busca da National Library of Medicine (NLM), a PubMed® reúne registros da base de dados Medline (principal base produzida pela NLM) e registros únicos PubMed.
Assim, disponibiliza outros tipos registros, como no modelo pré-print ainda não indexados no Medline, registros de artigos de periódicos da coleção do PubMed Central e artigos não indexados de autores que receberam financiamento de agências norte-americanas.
BVS MS
Por fim, a Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde (BVS MS) é responsável pela veiculação das publicações bibliográficas produzidas pelo Ministério da Saúde do Brasil, bem como informações gerais na área de ciências da saúde.
Por meio do site, estão disponíveis bases de dados bibliográficas referenciais e de texto completo para pesquisa ao acervo físico e digital de livros, cartilhas, manuais, revistas, cartazes, folders, políticas, programas nacionais, legislação, além de outros serviços. É possível, ainda, acessar bases de dados internacionais, como Medline e Lilacs.