Consumir `junk food` durante a gravidez pode fazer com que seu filho fique dependente deste tipo de alimentação.
27 de Março de 2013
Estudo que será publicado na edição de março no "The FASEB Journal" sugere que mães que consomem "junk food" durante a gravidez podem estar causando mudanças no desenvolvimentos do seu filho. O consumo resulta em que os bebês nascem menos sensíveis a opióides, substâncias que resultam do consumo de alimentos com alto teor de gordura e açúcar. Isso gera uma maior tolerância a este tipo de alimento nos bebês, que consequentemente leva a um maior consumo para chegar na sensação de bem estar provida por estes alimentos.
O estudo foi realizado na Universidade de Adelaide, na cidade de Adelaide na Austrália e utilizou ratos divididos em dois grupos: um deles com alimentação normal durante a gestação e período de lactação e o outro com porções de "junk food".
Após este período os pesquisadores utilizaram bloqueadores de opiódes nos filhotes e descobriram que os filhotes que consumiram as porções de "junk food" tinham menor sensibilidade aos bloqueadores, pois consumiram maiores porções de alimento. O que confirmou a baixa sensibilidade adquirida no período de gestação.
http://www.sciencedaily.com/releases/2013/02/130228103443.htm