Bullying: importância da avaliação nas escolas
16 de Novembro de 2022
A avaliação do bullying nas escolas é fundamental, pois se trata de um problema recorrente enfrentado por crianças e adolescentes de todo mundo em ambiente escolar nos mais diferentes contextos, independentemente da classe econômica ou faixa etária. Além de prejudicar a saúde física e mental da garotada, pode acarretar dificuldades no processo de aprendizagem.
Estudos apontam que é necessária uma intervenção global nas escolas quando o assunto é bullying. É importante que pais, professores e profissionais da área da saúde estejam mais aptos a identificarem possíveis vítimas e agressores.
Outras pesquisas demonstram que as intervenções individuais, de grupo e a orientação familiar são salutares quando se trata de programas de estratégias e prevenção do bullying.
QUESTIONÁRIO
Um método de avaliação que tem se mostrado consistente para o número de indivíduos que estão passando pelo problema no meio acadêmico é a realização de um questionário com os estudantes no qual o sigilo quanto ao que é dito deve ser resguardado.
Com isso, a escola tem a oportunidade de atuar melhor no problema no caso de alunos estarem sendo vítimas de bullying ou agressores.
A escola pode atuar tanto de maneira global quanto exercendo um trabalho mais sofisticado no sentido de preparar os professores para manejarem a situação dentro das salas de aula.
Entrevistas com os pais são necessárias, pois confirmam os comportamentos desadaptativos dos autores e, na maioria das vezes, características agressivas tendem a se repetir dentro das famílias.
DESCONTENTAMENTO
Outro ponto importante a ser avaliado é o quanto a escola é significativa para as crianças e os adolescentes, uma vez que o descontentamento com esse ambiente pode gerar maior probabilidade de apresentar tanto desempenhos insatisfatórios quanto comprometimentos físicos e emocionais e sentimentos de insatisfação com a vida.
Cabe ressaltar alguns indicadores de que a garotada pode estar sendo alvo de bullying: falta de vontade ou medo de ir à escola, sentir-se mal ao ir à escola, mudar o caminho até a escola, chegar da escola com roupas ou livros rasgados ou manchados, baixa autoestima, angústia, ansiedade, depressão, pesadelos frequentes e perda repetida de pertences ou dinheiro.
LITERATURA
O livro “Bullying: avaliação e intervenção em terapia cognitivo-comportamental”, publicado pela Sinopsys Editora e organizado pelos psicólogos Vinícius Guimarães Dornelles e Cristina Würdig Sayago, é dividido em dois eixos centrais.
O primeiro versa sobre o bullying e as variáveis relacionadas, promovendo uma ampla investigação sobre o que é o fenômeno, as formas diferentes que assume, os papéis envolvidos, variáveis biológicas e genéticas da agressividade e da competitividade, as principais consequências e as psicopatologias associadas.
Já o segundo eixo aborda questões relacionadas à intervenção dentro da abordagem cognitivo-comportamental, tratando de temas como avaliação de crianças e adolescentes em situação de bullying, intervenção clínica em crianças e adolescentes envolvidos e aplicação de intervenções preventivas em escolas.