Acesse sua conta
Informe seu e-mail para que uma nova senha seja enviada
Renato Maiato Caminha e Marina Gusmão Caminha
ESGOTADO
SINOPSE
Após elaborarem o Baralho das Emoções, com o objetivo de instrumentalizar o acesso às emoções infantis na clínica cognitiva, e o Baralho dos Pensamentos, que possibilita o acesso mais direto a um dos níveis mais complexos da cognição, Renato Caminha e Marina Gusmão Caminha apresentam o Baralho dos Comportamentos: Efeito bumerangue, que integra o terceiro e fundamental elemento do trabalho clínico, especificamente no contexto psicoterápico infantil: o comportamento.
Assim, instrumentaliza-se aqui o acesso aos comportamentos desadaptativos, muitas vezes organizados sob a modalidade de estratégias compensatórias originadas a partir do esquema disfuncional ou esquema hiper valente negativo. E, através desse acesso, tem-se o principal objetivo dessa ferramenta, que é o de permitir a ampliação e/ou aumento de frequência de comportamentos adaptativos que a criança/adolescente possui em seu repertório de habilidades comportamentais. Para tal, os autores abordam alguns conceitos pertinentes ao que é comportamento com vieses da psicologia evolucionista e do modelo skinneriano aplicando-os na lógica da clínica cognitivo-comportamental, na qual o comportamento passa a ser indissociável dos processos cognitivos.
Isso implica em compreender que as cognições podem ser monitoradas e alteradas à medida que elas afetam os comportamentos e, nesse sentido, tais mudanças pressupõem mudanças cognitivas subjacentes. Assim sendo, o presente instrumento "Baralho dos Comportamentos: Efeito bumerangue" vem integrar o terceiro e fundamental elemento do trabalho clínico: o comportamento, completando assim a modalidade de intervenção denominada de T.R.I., (Terapia de Reciclagem Infantil) envolvendo o acrônimo: T - trabalhe as suas emoções (Baralho das Emoções); R - recicle os seus pensamentos (Baralho dos Pensamentos) e, I - inove os seus comportamentos (Baralho dos Comportamentos).
O Baralho dos Comportamentos dispõe de formulários digitais.
Renato Maiato Caminha
Mestre em Psicologia Social e da Personalidade pela PUC-RS. Doutorando pela Universidade do Algarve, Portugal. Docente na área de terapias cognitivas em vários estados brasileiros, países da América Latina e da América Central. Conferencista internacional e professor convidado do mestrado em Psicopatologia da Infância e Adolescência na Universidade Autônoma de Barcelona. Diretor de ensino do InTCC Brasil e do ETCC Europa. Membro fundador e presidente da Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC) - 2005-2007, membro da ALAMOC e ALAPCO. Criador do protocolo TRI e autor de várias obras-referência na área das terapias cognitivas da infância e adolescência.
Marina Gusmão Caminha
Psicóloga, especialista em terapias cognitivas pela UNISINOS-RS e pela Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC). Docente na área de terapias cognitivas em vários estados brasileiros e países da América Latina. Conferencista internacional na área de terapias cognitivas da infância e adolescência. Diretora do InTCC Brasil e do ETCC Europa. Coordenadora da especialização em terapias cognitivas da infância e adolescência no InTCC Brasil e ETCC Europa. Criadora do protocolo TRI e autora de diversas obras-referência na área de terapias cognitivas da infância e adolescência.
ISBN: 9788564468122
Formato: 18x25 cm | 96 páginas (manual) 33 cartas e 20 cartões | Peso: 545g.
Acabamento: Capa dura
Veja também